Meu Cooktop de Indução Novo

cooktop 4 bocas indução

Alguns dias atrás comprei um cooktop novo para minha cozinha da casa de praia.

Já possuía um cooktop à gás na casa em que eu moro mas na praia ainda tinha aquele velho fogão comum de piso.

Como fiz uma reforma na casa optei por trocar também alguns eletrodomésticos velhos como o fogão e a geladeira para que a casa ficasse ainda mais bonita e aconchegante.

Como já tinha o cooktop aqui em casa sabia que era melhor do que o fogão mas na época que comprei não pesquisei muito.

Desta vez quis pesquisar bem e escolher o melhor modelo e com preço bom.

Fiquei muito curioso sobre os cooktops que não possuem as bocas por onde sai o fogo. Já tinha visto na televisão em algum programa de culinária mas nunca tinha pesquisado a respeito.

Eles são muito mais bonitos e elegantes. Veja a foto abaixo:

cooktop indução

Comecei a pesquisar na internet e vi que existem 3 tipos de cooktop: à gás, elétrico por resistência e elétrico por indução.

Os à gás são os mais comuns e vendidos por aí e é o modelo que eu já tinha.

É praticamente igual ao fogão tradicional mas não possui o forno, portanto ocupa menos espaço já que é instalado em cima de uma bancada.

O cooktop é ligado a uma fonte de gás e uma tomada elétrica para gerar a faísca.

Apesar de gostar deste modelo tive alguns problemas. Depois de alguns anos de uso o acendedor que faz a faísca começou a falhar e tive que chamar um técnico para consertar.

Até hoje não funciona muito bem, é preciso segurar um tempo o botão da faísca até o fogo conseguir acender. Isto em 3 bocas, nas outras 2 ele nem acende, somente com fósforo ou aqueles aparelhinhos que fazem faísca.

Outro problema é o controle da chama, agora ou ele fica muito alto ou muito baixo, quando está muito baixo às vezes apaga sozinho e isto é um perigo pois pode ficar vazando gás. Então sempre que uso o fogo baixo é preciso ficar de olho para ver se não apaga.

Este modelo à gás é a opção mais barata, mas pode te dar estes tipos de problema.

Cooktops Elétricos

Estes são os mais bonitos e modernos. Uma das grandes vantagens é a facilidade na limpeza.

Já que não possuem as bocas e grades dos fogões normais, basta passar um pano úmido para ficar limpinho. A superfície deles é um vidro inteiro, que na maioria é preto.

Os modelos elétricos, que não precisam de gás, são divididos em 2 categorias: de resistência e de indução.

Os de resistência possuem um sistema semelhante aos chuveiros elétricos, têm aquela resistência que aquece. Assim o calor é transferido da resistência para o vidro e depois para a panela.

Não são tão bons pois gastam muito tempo para aquecer, bem mais até que os modelos à gás, já que precisam primeiro aquecer o vidro para depois aquecer a panela.

indução

O cooktop elétrico por indução é sem dúvida o melhor! Foi este que comprei.

Ele tem uma tecnologia incrível que faz toda energia aquecer diretamente a panela. Através de um campo eletromagnético, todo o calor é gerado diretamente na panela que está apoiada no cooktop.

Não é a superfície dele que aquece e sim as panelas. Se você colocar a mão sobre o cooktop ligado você não se queimará. Parece mágica mas não é!

Para isso as panelas usadas precisam ser de aço inox ou ferro magnetizado. Para saber isso basta colocar um imã na panela, se grudar quer dizer que funciona.

Todo o calor gerado por este aparelho é transferido diretamente para a panela, então não há desperdício de calor e energia como nos outros dois modelos.

O controle da temperatura é fantástico, é muito preciso. O que comprei tem 9 níveis de potencia e ainda em a função turbo!

Uma das vantagens é que esses cooktops por indução possuem diversas funções práticas como manter aquecida a comida, timer, desligamento automático. Caso não tenha nenhuma panela em cima do fogão, ele se desliga automaticamente.

O que comprei foi um modelo da Electrolux de 4 bocas, já que nunca usei 5 bocas ao mesmo tempo.

Quando estava pesquisando achei um site muito legal que mostra os melhores modelos, separados pela quantidade de bocas.

Se quiser comparar os melhores modelos veja este link que tem os modelos de 4 bocas: http://meucooktop.com/melhores-cooktops/cooktop-4-bocas/

Um modelo também que achei interessante para quem não cozinha muito é o fogão cooktop 2 bocas. Para os solteiros acho que é a melhor opção já que o preço é mais em conta e dificilmente vão usar mais que 2 bocas ao mesmo tempo.

Olha este vídeo que mostra como funciona estes modelos de indução:

Gostou? Incrível não é mesmo? Estou adorando este cooktop novo, é uma pena que só posso usar quando vou para a praia.

Mas logo vou comprar um para usar em minha casa, dá até mais vontade de cozinhar!