Saiba a importância dos exercícios físicos

treino fisico

Todos já sabem que ser sedentário não é uma opção para quem quer ficar com saúde, seja emagrecer, viver longe das doenças ou envelhecer com qualidade.

Essa diretriz que a atividade física é importante surgiu nos EUA na década de 60 e cada vez mais se comprova os benefícios de mexer o corpo.

Assim como na área de alimentação, existem diversos mitos presentes no mundo do fitness.

O Dr. Cooper que ficou famoso ao recomendar a caminhada para seus pacientes como forma de evitar as doenças cardíacas não estava errado porém não totalmente certo, já que hoje é comprovado que só caminhar não traz os melhores benefícios e portanto não é tão eficaz.

Claro que é melhor andar do que ficar sentado ou deitado no sofá.

Hoje já é possível fazer um plano de treinamento físico para que o corpo tenha os melhores resultados com mais eficiência, ou seja, gastando menos tempo como uma grande vantagem.

Vamos citar por exemplo uma atividade que a maioria acha que tratá inúmeros benefícios: a corrida.

É comum ver diversas pessoas correndo porque acham que esse é a melhor forma de manter o corpo enxuto, emagrecer e prevenir doenças cardíacas.

Porém essa não é a melhor opção para os mesmos objetivos citados anteriormente. O treino de alta intensidade é o mais adequado e leva muito menos tempo para realizar.

Conhecido como HIIT (High Intensity Interval Training), esse protocolo de treino intenso leva menos que 5 minutos para executar. Então se você fizer 4 vezes na semana isso vai te custar 20 minutos do seu tempo na semana inteira!

Pode parecer que isso não funciona porque estamos ainda com a mentalidade de que quanto mais, melhor. E levamos isso para os exercícios físicos também.

Quanto mais correr, mais vou emagrecer. Esse é um exemplo falho.

Voltando ao HIIT, a ideia é realizar o esforço da atividade ao máximo da sua capacidade. O protocolo de treino mais usado e famoso é do cientista japonês Izumi Tabata que criou um treino para atletas olímpicos que surtiram efeitos positivos nas métricas medidas. E também rendeu medalhas para o país.

Em resumo, o treino dura um total de 4 minutos, sendo que uma parte dele é só descanso.

A maneira de fazer é realizar uma atividade física ao máximo da sua capacidade (corrida, bike, saltos, etc) por 20 segundos e depois descansar 10 segundos. E repetir esse processo 8 vezes.

Pode parecer fácil já que são poucos segundos, mas comece a fazer e me diga depois se não serão os mais longos segundos da sua vida hehe

Em uma intensidade máxima você não é capaz de ficar, por exemplo, 1 minuto se exercitando. É impossível.

Faça seus testes para ver os bons resultados que você pode ter se aderir a essa atividade com frequência.

hiit intervalado

Outro erro é em relação à musculação. A maioria acha que isso é coisa para jovens e “bombados” de academia.

Pelo contrário, quem deve fazer treinos de força são os mais velhos. Quanto mais o tempo passa, mais treino com pesos você deve fazer porque há uma redução da massa muscular a partir dos 30 anos.

Assim como os níveis hormonais que descem e vão deteriorando sua saúde aos poucos. Por isso é importante a área de nutrologia esportiva e nutrigenômica para otimizar sua saúde e manter uma vida com qualidade por mais tempo.

Falei apenas da parte dos exercícios físicos porém todos sabem que a alimentação anda junto para melhorar seu corpo.
Aliás, é até mais importante do que ser ativo.

nutrição funcional

Os alimentos vão representar cerca de 75% para ter resultados positivos na sua saúde.

Por isso que não se pode negligenciar a forma como você se alimenta. Essa parte é ainda mais difícil porque há informações erradas por todo o canto e isso acaba confundindo as pessoas. Um alimento que um dia faz bem, em outro já faz mal.

Pesquise e estude bastante em fontes confiáveis porque é sua saúde que está em jogo.

Um projeto de reeducação alimentar é fundamental para qualquer pessoa, seja ela magra ou gorda. Uma nutrição adequada não é só para emagrecer, é para ser saudável como um todo e se livrar de incômodos comuns como dor de cabeça, cansaço, baixa imunidade e diversos problemas que podem ser corrigidos comendo corretamente.

Então vamos todos começar o quanto antes a cuidar do nosso único corpo, isso deve ser prioridade na sua vida se você quer realizar outros sonhos e objetivos.

Um abraço e muita saúde!